Campeonato Brasileiro Feminino de Skate Downhill Speed Loterias CAIXA 2022 – Definidas as campeãs

Publicado por AdrenaNews 0

Definidas as campeãs em Curitiba, Paraná, que recebeu o Campeonato Brasileiro Feminino de Skate Downhill Speed Loterias CAIXA 2022.

Mykaella Ribeiro Mello em ação. Foto: Arquivo Pessoal – Facebook

Pela primeira vez, Curitiba sediou o Campeonato Brasileiro de Skate Downhill Feminino, disputado em 3 categorias da modalidade Speed: iniciante, amadora e master. O evento aconteceu na Praça Abílio de Abreu, no bairro Guabirotuba. Além do campeonato ocorreu um workshop de skate de ladeira para mulheres de todas as idades, ministrado por skatistas profissionais.

Esta foi a segunda edição do campeonato exclusivamente feminino para o downhill. Incentivado pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate), a primeira edição aconteceu em dezembro de 2021 na cidade de Florianópolis. O evento contou novamente com patrocínio Master das Loterias Caixa, apoio institucional da Prefeitura de Curitiba e organizado pelo Coletivo Dazmina, um grupo composto por mulheres skatistas profissionais e amadoras de Downhill Speed e Freeride. A maioria das integrantes do coletivo é ou está em Curitiba, cidade que tem formado grande parte dos skatistas profissionais do Brasil e uma das mais fortes na presença feminina.

Coletivo Dazmina. Foto: Cássia Ferreira

A skatista profissional Melissa Brogni, 4x campeã sulamericana de downhill speed, integrante do coletivo Dazmina foi ministrante de um dos workshops, destacando a importância do formato: “É dentro desses eventos que as mulheres se sentem mais representadas e seguras. Os campeonatos exclusivamente femininos são a melhor maneira de fomentar a base de iniciantes, trazendo novas praticantes e assim fazendo crescer o número de skatistas nas modalidades”.

Melissa Brogni em ação. Foto: Arquivo Pessoal – Facebook

O campeonato aconteceu na Praça do Guabi, como é conhecido o local que abriga uma pista perfeita para a prática das modalidades de ladeira, construída em meados dos anos 80, inicialmente para acolher os carrinhos de rolimã da época, que ainda hoje marcam presença por lá. O acesso ao público espectador é livre.

O evento foi dividido nas categorias Feminino 1 (Amador), Feminino 2 (Iniciante) e Feminino Master. Na categoria Feminino 1, Mykaella Ribeiro Mello se consagrou como campeã. Na Iniciante, Bianca Gonçalves Ferreira ficou com o primeiro lugar. Na Master, Cássia Gonçalves Ferreira subiu no topo do pódio.

Cássia Gonçalves Ferreira em ação. Foto: Arquivo Pessoal – Stagram

Resultados:

Amador (Feminino 1):

1ª – Mykaella Ribeiro Mello
2ª – Carolina Scheid Rodrigues
3ª – Giovanna Pereira Guedes De Morais
4ª – Thaynara de Lima Schaun

Iniciante (Feminino 2):

1ª – Bianca Gonçalves Ferreira
2ª – Sara Ferreira Ribas
3ª – Sophia Eduarda Soares Ferreira
4ª – Laudielly Ribeiro Aguiar

Master:

1ª – Cássia Gonçalves Ferreira
2ª – Inajara Lopes

O Campeonato Brasileiro Feminino de Skate Downhill Speed Loterias CAIXA 2022 contou com patrocínio das Loterias CAIXA, realização de Dazmina, homologação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e apoio da Prefeitura de Curitiba. As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais dos eventos homologados pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas