Búzios Surf Pro Am 2022 – Definidos os campeões da 2ª etapa do Circuito Estadual do Rio de Janeiro.

Publicado por AdrenaNews 0

Em dia de sol, praia cheia e boas ondas, foram definidos os campeões do Búzios Surf Pro 2022, 2ª etapa do Circuito Estadual da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.

Pablo Gabriel em ação. Foto: Martin D’Alesandro

Os profissionais entraram na água, na praia de Geribá às 08 horas do domingo. E os irmãos cearenses, radicados no Rio de Janeiro, Yanca Costa e Cauã Costa protagonizaram uma dobradinha histórica e sagraram-se campeões profissionais. Com dois aéreos magníficos – o primeiro, nota 09 e o segundo nota 10 – o surfista Cauã Costa, conquistou, pela primeira vez, uma etapa profissional.

Cauã Costa em ação. Foto: Pedro Monteiro

Já a irmã Yanca Costa, com a vitória, manteve a ótima fase de resultados, uma vez que já é a atual campeã estadual do Rio de Janeiro. Cada irmão levou para casa R$5.000,00 pelos títulos conquistados.

Yanca Costa em ação. Foto: Pedro Monteiro

Arquimedes, pai e treinador de Yanca e Cauã, falou sobre o sentimento de orgulho e reconhecimento pelo trabalho e dedicação da família: “Há sete anos nos reunimos e decidimos nos mudar de estado. Pois todos os títulos, do Ceará, já haviam sido conquistados. Escolhemos vir para o Rio de Janeiro. Hoje, vemos que foi a decisão certa. Temos um enorme carinho por esse lugar, em que fomos muito bem recebidos desde a chegada. Hoje foi tudo perfeito! Cauã, nota 10 e os dois sagraram-se campeões! Um grande orgulho!”

Yanca e Cauã Costa. Foto: Pedro Monteiro

O evento, recebeu mais de 150 atletas inscritos, de várias partes do Brasil. Após as finais profissionais, ainda aconteceram mais oito finais amadoras, em oito categorias que atendem a atletas de 12 a 18 anos. Na categoria Sub 12, os capixabas Aninha Dagostini, no feminino e Eric Grattz  de apenas, 10 anos, e filho do surfista Michael Gratz , no masculino, levaram para o Espírito Santo os dois títulos. Seguindo a trajetória de muitos outros surfistas capixabas, que também tiveram o Rio de Janeiro como território de crescimento em suas carreiras, Aninha e Eric aproveitaram essa oportunidade para iniciar suas conquistas, no mesmo estado em que antecessores como Kristian Kimmerson.

Eric Grattz em ação. Foto: Martin D’Alesandro

O surfista Pablo Gabriel, de 13 anos, que é o atual campeão estadual sub 12, ficou com o título dessa etapa, na categoria Sub 14. O atleta, cabofriense, que é a atual revelação do surfe do estado do Rio de Janeiro, mandou um aéreo rodando, na bateria final e arrancou aplausos da galera. No feminino, da mesma categoria, a carioca Sarah Ozorio, surfista do Recreio, levou o título, com uma nota 08 na final. Foi o primeiro título estadual da atleta, que saiu da água chorando de emoção.

Sarah Ozório em ação. Foto: Martin D’Alesandro

Rickson Falcão, de Saquarema, e Paloma Oliveiro, de Búzios, foram os campeões da categoria Sub 16. A surfista Paloma fez a alegria da cidade anfitriã do evento e deixou o título em casa.

Paloma Oliveiro em ação. Foto: Martin D’Alesandro

Rickson Falcão, que é o campeão estadual da categoria sub 14 de 2021, enfrentou uma final super disputada e levou a melhor na etapa, em busca por manter o título na nova categoria. A surfista Paloma fez a alegria da cidade anfitriã do evento e deixou o título em casa.

Rickson Falcão em ação. Foto: Martin D’Alesandro

Logo depois, o buziano, Sunny Pires, repetiu o feito. E deixou, também, em Búzios o título masculino, da categoria Sub 18. Ele, que é o atual campeão estadual sub 16 e sub 18, manteve sua performance de resultados. E, comprovou que quando há investimento e incentivo, como os que a Prefeitura local vem dando ao esporte, os resultados aparecem.

Sunny Pires em ação. Foto: Martin D’Alesandro

No feminino, a atleta paulistana, Kemily Sampaio, surfista da Praia Grande, que está em transição para a carreira profissional, ficou com o título da categoria.

Kemily Sampaio em ação. Foto: Martin D’Alesandro

Visando preparar melhor a equipe fluminense, Guilherme Herdy assumiu, mais um cargo na Federação. Além de vice-presidente, ao lado de Guilherme Aguiar, Herdy, agora, assumiu o cargo de técnico de equipe. Que estava vago desde o falecimento do surfista Léo Neves. Herdy esteve presente na etapa para conhecer melhor os atletas.

“Estamos visando continuar o legado que o Léo deixou. Nesses dois mandatos em que estamos na federação, estamos buscando recolocar o Rio no lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Somos um celeiro de ótimos surfistas e temos que aproveitar isso.” Disse, Herdy.

Premiação: Para os Profissionais, a etapa teve nível 2A. Com uma premiação total de R$36 mil reais. Entre os Amadores, os campeões receberam uma prancha do Shaper Ricardo Astral, 53 anos. Ricardo começou a fazer pranchas com 14 anos e reside há mais de 20 anos, em Búzios. Os vice campeões ganharam blocos e todos os finalistas receberam kits com saborosos kits da Sequóia, que produz os deliciosos Garytos.

Premiação do Evento. Foto: Martin D’Alesandro

Garytos: Surfistas, familiares, amigos e o público presente puderam saborear, durante os quatro dias de evento, as famosas tortillas chips Garytos. Produzidas com total responsabilidade socioambiental. Seguindo a linha de uma alimentação de qualidade, elas são feitas com puro milho, não transgênico, sem glúten e sem conservantes. E com o máximo sabor.

Estrutura do Evento. Foto: Martin D’Alesandro

Garytos: Surfistas, familiares, amigos e o público presente puderam saborear, durante os quatro dias de evento, as famosas tortillas chips Garytos. Produzidas com total responsabilidade socioambiental. Seguindo a linha de uma alimentação de qualidade, elas são feitas com puro milho, não transgênico, sem glúten e sem conservantes. E com o máximo sabor.

RESULTADOS:

Masculino Pro:

1- Caua Costa
2- Pedro Neves
3- Alan Jhones
4- Krystian Kimerson

Feminino Pro:

1- Yanca Costa
2- Gabriela Teixeira
3- Julia Duarte
4- Tais Almeida

Sub 18 Masculino:

1- Sunny Pires
2- Guilherme Lemos
3- Rickson Falcão
4- Rafael Lutfy

Sub 18 Feminino:

1- Kemily Sampaio
2- Paloma Oliveiro
3- Maria Laura Ferreira
4- Laiz Costa

Sub 16 Masculino:

1- Rickson Falcão
2- Vitor Gabriel Lima
3- Guilherme Lemos
4- Luan Ferreira

Sub 16 Feminino:

1- Paloma Oliveiro
2- Sarah Ozorio
3- Luana Paes
4- Sofia Tinoco

Sub 14 Masculino:

1- Pablo Gabriel
2- Nathan Hereda
3- Bernardo Bicalho
4- Eric Grattz

Sub 14 Feminino:

1- Sarah Ozorio
2- Leticia Calleia
3- Sofia Tinoco
4- Lanay Thompson

Sub 12 Masculino:

1- Eric Grattz
2- Matheus Jhones
3- Petrus Dantas
4- Guilherme Barreto

Sub 12 Feminino:

1- Aninha Dagostini
2- Alice Pitanga
3- Lanay Thompson
4- Eloah de Souza

O Búzios Surf Pro Am 2022, foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de de Lazer e Esporte. O Búzios Surf Pro Am 2022 contou com co-patrocínio da Garytos. E com o apoio do Shaper Ricardo Astral, Mantra Restaurante, Pousada Marbella, Solar Hostel, e Casa do Pedreiro. E a transmissão ao vivo foi realizada pela equipe da Wave Data, com o suporte e conexão da LS Internet. A realização ficou a cargo da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), com suporte da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), em parceria com a Associação de Surf de Búzios (ASB).

Reportagem: Pedro Monteiro

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas