Bruno Lemos, lança documentário “Sou do Mar”, que retrata a sua saga no Hawaii – Assistam ao vídeo!

Publicado por AdrenaNews 0

O cinegrafista e fotógrafo carioca, Bruno Lemos, lançou pela Lemos Images, “Sou do Mar”, documentário que retrata a saga de mais um amante do surf que fez de tudo para conquistar seu espaço e fixar residência no North Shore do Hawaii. Acessem ao link abaixo com o trailer do documentário.

Bruno Lemos em ação no Back-door de Pipeline. Foto: Arquivo Frame

Tive o prazer de assistir o documentário e posso afirmar que do início ao fim o filme é repleto de belas imagens, uma excelente trilha sonora e uma história da auto-biografia com uma narrativa recheada de lutas, dificuldades e muita persistência. Nas linhas abaixo um breve resumo que, recomendo assistir na íntegra quando estiver disponível.

Bruno Lemos em ação. Foto: Arquivo Frame

O documentário conta com o misto de imagens poéticas, das ondas e de surfistas em ação, com cenas deslumbrantes sempre acompanhadas de depoimentos de surfistas, fotógrafos, amigos e familiares de Bruno como: Binho Nunes, Rodrigo Resende, Diego Santos, Ricardo Bocão, Fred Rozario, Antônio Ricardo, Sebastian Rojas, André Rei, do Seu filho Keale Lemos e do próprio Bruno Lemos, comentando sobre o sentimento de deslizar e ficar encoberto pelas ondas, do lifestyle do esporte e da experiência em estar e morar no Hawaii.

Rodrigo Resende em ação. Foto: Arquivo Frame

Aos 16 anos Bruno era apenas mais um bom surfista amador e competidor que tinha alguns patrocínios, que não investiam no seu sonho de uma temporada havaiana. Ele conta que naqueles verões flats na Barra da Tijuca, chegava a questionar a Deus, o porque não ter nascido um havaiano.

Bruno Lemos de camisa branca do evento com seus primeiros adversários. Foto: Paulo Zardo

Seu primeiro contato com o mundo da fotografia foi no Rio de Janeiro junto com o fotógrafo Carlos Lorch, que publicava a versão brasileira da revista americana Surfer, onde trabalhou como repórter. Acabou tendo acesso aos arquivos dos melhores fotógrafos da revista, entre eles: Jeff Divine, Dick Meserol entre outros. Na época não imaginava que este trabalho seria sua introdução na profissão que o levaria a conhecer ondas e surfistas em vários picos pelo planeta.

Bruno Lemos em ação no Tahiti. Foto: Arquivo Frame

Bruno sempre sonhou em morar no Hawaii. Em 1991 com a economia do Brasil, muito fragilizada, Carlos decidiu terminar com as atividades da revista, presenteando Bruno com uma passagem para Honolulu. Com a passagem e com mil dólares no bolso chegou no North Shore. Alugou uma casa, comprou uma bicicleta, uns alimentos e na primeira noite foi dormir com 20 dólares no bolso. No final do mês sem dinheiro do aluguel decidiu comprar um carro que seria sua casa, Porém um belo dia rebocaram “sua casa”.

North Shore, Hawaii. Foto: Arquivo Frame

Sem grana com apenas uma prancha e algumas roupas, foi dormir na praia, em pontos de ônibus, e em casa de alguns amigos que lhe deram guarida, entre eles, o surfista de Natal, Márcio Moraes onde morou um tempo, depois disso durante o verão havaiano começou a frequentar a casa do mestre Relson Gracie onde treinava jiu jitsu e acabou dormindo no tatame da casa do Relson.

 Relson Gracie e Bruno Lemos. Foto: Arquivo Pessoal

Quando conheceu a bodyboarder profissional, Claudia Saboia (Esposa e mãe de seu filho, Keale Lemos) Bruno começou a trabalhar no comércio, na construção civil entre outros empregos para poder sustentar a família. Além de trabalhar, ele consertava pranchas quebradas ao meio e montava bicicletas usadas onde as vendia e alugava, até que como a grana que estava fazendo conseguiu alugar uma casa em Velzy Land.

Claudia Saboia e Bruno Lemos. Foto: Arquivo Pessoal

Nessa época seu vizinho era o cinegrafista Lary Haynes, que fazia filmes com de câmeras HI-8, Bruno observou que o negócio era promissor e investiu na compra de uma câmera e uma caixa-estanque e a partir dai fez uma carreira muito bem sucedida no meio do surf. O filme retrata muito bem isso mostrando os primeiros passos com bastante sufoco, até a virada para um reconhecido cinegrafista/fotógrafo.

Mark Healey em ação em Jaws. Foto: Bruno Lemos

Trabalhos para o Canal Sportv foram abrindo as portas, porém sem recursos para investir em cursos de fotografia seu aprendizado foi ver o trabalho trabalhando de alguns mestres como: Jack Mccoy, Don KIng, Lary Haynes, Sebastian Rojas entre outros que estavam sempre em ação nos line-ups do North Shore.

Gabriel Medina voando para as lentes de Bruno Lemos e Sebastian Rojas. Foto: Henrique Pinguim

A seguir Bruno começou a trabalhar com o site Waves e para o Canal Woohoo. Com o tempo vieram as premiações fotografando os melhores surfistas nas ondas de havaianas e o reconhecimento com imagens inéditas em Jaws com os gringos e brasileiros surfando de Tow In e depois as trips com os  amigos “Mad Dogs” no surf de remada com Danilo Couto, Yuri Soledade, Rodrigo Resende e Marcio Freire.

Danilo Couto e Bruno Lemos. Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente está muito difícil viver da profissão, mas por ironia do destino e por tanto ver o pai trabalhando seu filho, Keale Lemos, está seguindo a profissão do pai. Estes são alguns fragmentos de um documentário recheado de resiliência e de sonhos que podem, sim, serem realizados com muito esforço e a ajuda de Deus.

Keale Lemos em ação no Hawaii. Foto: Arquivo Frame

Ficha Técnica:

Direção: Bruno Lemos; Fotografia Principal: Bruno Lemos, Keale Lemos, Mateus Werneck e Kleber Pires; Colorização e Finalização: Eduardo Barbetta; Edição: Bruno Lemos e Leo Lemos; Designer Gráfico: Moyses Levy; Imagens Adicionais: Rosaldo Cavalcanti, Marcelo Dias, Paulo Magulu, Paloma Marchetti, Yana Vaz e Claudia Lemos

ASSISTAM AO VÍDEO CLICANDO NO PLAYER ABAIXO:

“SOU DO MAR”- Trailer Oficial – LEMOSIMAGES – Vimeo:

Reportagem: Edson “Adrena” Andrade

Edição Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas