Bastidores do Dew Tour – 15 atletas aprovados no programa Bolsa Atleta – Vejam o Vídeo

Publicado por AdrenaNews 0

O Governo Federal divulgou a relação dos 15 atletas aprovados no programa Bolsa Atleta para 2021. Vejam o vídeo com os bastidores do Dew Tour.

Emily Antunes em ação. Foto: Pablo Vaz / STU

Todos os skatistas que se inscreveram foram contemplados. No total, serão 15 nomes. A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) prestou todo suporte e consultoria para que os candidatos cumprissem no prazo as exigências legais, mas a aprovação cabia única e exclusivamente à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

João Lucas Alves em ação. Foto: Julio Detefon / STU

Confira abaixo a relação de aprovados:

Adriani Alencar Lara (2ª colocada do Campeonato Brasileiro de Street Feminino II 2019)
Augusto Akio (2º colocado do STU Qualifying Series Park 2019)
Carla Karolina (1ª colocada do Campeonato Brasileiro de Street Feminino II 2019)
Elton Melônio (3º colocado do STU Qualifying Series Street 2019)
Emily Antunes (3ª colocada do STU Qualifying Series Park 2019)
Gabryel Aguilar (2º colocado do STU Qualifying Series Street 2019)
Giovana Dias (2ª colocada do Campeonato Brasileiro de Street Feminino I 2019)
João Lucas Alves Xuxu (1º colocado do STU Qualifying Series Street 2019)
Júlio Cesar Zanotti (2º colocado do Campeonato Brasileiro de Street Amador 2019)
Kleber Fabiano (1º colocado do Campeonato Brasileiro de Street Amador 2019)
Matheus dos Santos Teixeira (1º colocado do Campeonato Brasileiro de Street Iniciante 2019)
Vicenzo Damasio (1º colocado do Campeonato Brasileiro de Park Amador 2019)
Victor Ikeda (3º colocado do Campeonato Brasileiro de Park Amador 2019)
Vi Kakinho (3º colocado do STU Qualifying Series Park 2019)
Ygor Picolino (3º colocado do Campeonato Brasileiro de Street Amador 2019)

Vicenzo Damasio em ação. Foto: Julio Detefon / STU

Obs.: Isabelly Ávila, Pedro Quintas e Virginia Fortes Águas – nomes que integram a Seleção Brasileira de Skate – também foram aprovados, mas optaram pelo programa Bolsa Pódio.

Virginia Fortes Águas em ação. Foto: Julio Detefon / STU

Seleção Brasileira Júnior representada:

Dos 15 aprovados, 4 nomes integram a Seleção Brasileira Júnior: Carla Karolina (Maceió-AL), Matheus dos Santos Teixeira (Passo Fundo-RS), Vicenzo Damasio (Garopaba-SC) e Victor Ikeda (São Paulo-SP).

Victor Ikeda em ação. Foto: Julio Detefon / STU

Critérios de inscrição e aprovação:

Na primeira fase do programa, puderam concorrer os/as skatistas das modalidades olímpicas Park e Street, com idade mínima de 14 anos e que tenham ficado entre os/as três primeiros/as colocados/as dos Rankings CBSk 2019 ou Rankings World Skate com participação de competidores de pelo menos 5 estados ou países.

Augusto Akio em ação. Foto: Pablo Vaz / STU

São os seguintes eventos realizados em 2019: Campeonato Brasileiro de Street Amador (categorias Iniciante e Amador), Campeonato Brasileiro de Park Amador (categoria Amador), Campeonato Brasileiro de Street Feminino (categorias Feminino 1 e Feminino 2); Campeonatos Mundiais de Park e Street (WS Park Skateboarding World Championship e WS SLS World Championship) e Circuito Brasileiro de Street e Park Open (STU QS – ranking final).

Carla Karolina em ação. Foto: Julio Detefon / STU

Obs.: os skatistas já contemplados pelo Bolsa Pódio não puderam realizar inscrição para o Bolsa Atleta.

Gabryel Aguilar em ação. Foto: Julio Detefon / STU

Importante:

Ainda que o skatista tivesse alcançado os critérios, a inscrição no programa não garantia o acesso à bolsa. Essa aprovação dependia única e exclusivamente da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Elton Melonio em ação. Foto: Julio Detefon / STU

Cabia à Confederação Brasileira de Skate (CBSk) apenas indicar quais competições seriam válidas para o crivo do programa – normalmente um ano antes da publicação do edital – e enviar as declarações da entidade de administração nacional do desporto, como determina a Lei criadora do programa federal Bolsa Atleta.

Giovana Dias em ação. Foto: Julio Detefon / STU

Além dos campeonatos relativos às modalidades olímpicas, a CBSk também indicou os seguintes eventos de 2019: Brasileiro de Downhill Speed (categorias Profissional e Amador), Brasileiro Feminino (modalidade Banks Feminino 2), Mundial de Downhill Speed (categorias Feminino, Profissional e Street Luge), Sul-Americano de Downhill Speed e Mundial de Vertical. Porém, nessa fase, só foram avaliadas as modalidades que integram o programa olímpico.

Vi Kakinho em ação. Foto: Julio Detefon / STU

06 Pódios no Dew Tour – Seleção Brasileira Olímpica de Park:

O Dew Tour marcou a última competição da corrida olímpica do Park. O skate brasileiro fecha o evento com o limite de seis vagas conquistadas. Luiz Francisco, Pedro Barros, Pedro Quintas, Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp são os nomes que representarão o Brasil nos Jogos de Tóquio.

O skate brasileiro fechou as finais do Dew Tour, com um total de seis pódios. Os paraskatistas Felipe Nunes e Vinicios Sardi conquistaram ouro e bronze, respectivamente, tanto no Park quanto no Street. Felipe Gustavo também representou o skate brasileiro nas finais do Street, finalizando o evento na sexta posição.

O Street feminino ficou muito perto de ocupar os três primeiros lugares do evento, com Pâmela Rosa campeã, Rayssa Leal em segundo lugar e Letícia Bufoni na quarta posição – o terceiro ficou com a holandesa Roos Zwetsloot.

ASSISTAM AO VÍDEO NO PLAYER ABAIXO:

O canal Skate Brasil – oficial da CBSk no Youtube – acompanhou, juntamente com o sobreskate, os bastidores da participação dos skatistas brasileiros no Dew Tour.

Curta os highlights do evento com imagens e entrevistas exclusivas:

Consulte mais informações no www.dewtour.com

A cobertura completa do período de treinos e competições poderá ser acompanhada nas redes sociais oficiais da CBSk (Instagram:  @cbskskate, Facebook: @cbskoficial e Twitter:@cbskoficial ) e no site da entidade (www.cbsk.com.br).

Reportagem: Rafael Miramoto – CBSk

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72