A 1ª Pista de skate da América Latina, pede socorro por reformas !!! – Assistam ao vídeo!

Publicado por AdrenaNews 0

Em 2021 publicávamos uma matéria sobre as reformas na Praça Ricardo Xavier da Silveira, onde está localizada a Primeira Pista de Skate da América Latina, que enfim seria reformada. Passaram-se meses e até agora nada de reformas na Pista. Acessem ao link abaixo com o vídeo documentário.

Vista aérea da Primeira Pista da América Latina. Foto: Wellington Andrade

Pelo projeto de revitalização a pista e a praça irião ficar totalmente reformadas mas se passaram 11 meses da divulgação por parte da prefeitura municipal , que cercou com tapumes e nada foi realizado como mostra a foto acima.

“As reformas serão realizadas em duas frentes. Uma que cuidará da praça e seus equipamentos e outra com empresa especializada para cuidar da pista, afinal de contas a primeira pista de skate da América Latina terá um tratamento especial. O pessoal está caprichando nos trabalhos e já já a praça estará entregue para os frequentadores e nossos futuros campeões”. Declarou o Prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa em suas redes sociais.

A praça, que abriga a primeira pista de skate da América Latina, inaugurada em 04 de dezembro de 1976, ganhará novas opções de lazer e terá a pista totalmente restaurada. O objetivo é aproveitar o interesse despertado pela disputa do skate nos Jogos Olímpicos e atrair novos praticantes para o local.

Pista de skate. Foto: Marcio Amaral

Conforme Cleide de Oliveira Moreira, Secretária de Infraestrutura, além da pista de skate, toda a praça vai ganhar uma nova pintura, paisagismo, parquinho para crianças, academia da terceira idade e quadra poliesportiva. Toda a obra está orçada em R$ 328.000,00 e a revitalização da pista está em processo de licitação.

Após as obras e a reabertura ao público, a prefeitura tem planos de utilizar agentes do segurança presente para reforçar o patrulhamento no local.

Foto: Wellington Andrade

“Não falo só por mim, mas pela geração que tá chegando, sou instrutor de skate e sei a ferramenta que o skateboard é para o desenvolvimento do indivíduo. Até o skatista se tornar um atleta tem muito a aprender, quebrar os ossos do corpo, sofrer discriminação, ter que gastar rios de dinheiro em lojas que vendem material de skate…quebrar muito shape… até que enfim ele começa a competir e ter o seu espaço no mundo do esporte”. Declarou Douglas Ugry “Ter um espaço apropriado para praticar e tentar ser um atleta do skateboard em um Brasil com mais de 3.399.237 praticantes é o mínimo que o poder público poderia fazer para nós que somos do município e para as demais regiões que utilizam deste espaço. Peço a todos que compartilhem esta postagem para que assim possamos chegar aos órgãos responsáveis. É hora de fortalecer o skateboard iguaçuano”.

ABAIXO MATÉRIAS COM DEPOIMENTOS SOBRE AS REIVINDICAÇÕES DE ANOS:

ASSISTAM AO VÍDEO NO PLAYER ABAIXO:

Documentário Praça do Skate reúne depoimentos de pioneiros do esporte para contar a história da primeira pista construída na América Latina:

Trailer Praça do Skate:

O impacto que teve a construção da Praça do Skate, em 1976, no município de Nova Iguaçu. Até então, só na Califórnia havia uma pista como aquela, inaugurada em março do mesmo ano. A primeira pista de skate da América Latina mudou o comportamento de uma geração inteira de jovens, aproximou a zona norte e a zona sul da baixada fluminense e revelou as primeiras lendas do esporte no Brasil.

As histórias sobre a construção desta pista e as lembranças dos que viveram aquela época inesquecível estão reunidas no documentário Praça do Skate, de Paulo China. O filme, um média-metragem de 45 minutos, mostra depoimentos dos idealizadores da pista, Sergio China um dos responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar, e dos primeiros frequentadores do local, como o ator Humberto Martins, o criador do programa Realce, Cesinha Chaves, o primeiro skatista a vencer um campeonato brasileiro, Mario Raposo, e Quinzinho, considerado o maior talento daquela época. Também estão no filme representantes de outras gerações, como Edson Andrade, Tobias Soares, Douglasg Ugry, entre outros. Além de vários profissionais entre eles, Bob Burnquist, Sandro Dias, Pedro Barros, entre outros.

A pista ficou tão conhecida no país todo que atraía até skatistas de outros estados. Jovens da zona sul também passaram a frequentar Nova Iguaçu, como Flávio Badenes, local do Aterro do Flamengo, e Alexandre Calmon, que costumava descer as ladeiras da Rua Maria Angélica, no Jardim Botânico.

O documentário Praça do Skate foi realizado pela Flora Filmes LTDA, apresentado pela marca Censura 18, contou com patrocínio do curso Brasas e das marcas Urgh e Lost, além de apoio das marcas SNP, Globe, Element e Terreiro de Ideias e projeto gráfico da AGWS.

Reportagem: Edson “Adrena” Andrade

Edição: Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas