Alma dos Amigos 2021 – Faltou ondas, mas sobrou entusiasmo e parceria.

Publicado por AdrenaNews 0

Amizade (do termo latino vulgar (amicitate) é uma relação afetiva, entre duas ou mais pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição.

Famílias reunidas na tradicional confraternização de sábado. Foto: Luciano Mendonça

Além de lealdade ao ponto do altruísmo. Foi com este espírito que foi realizado a oitava edição do já tradicional Alma dos Amigos 2021, onde de quinta-feira a domingo, pegamos ondas, nos alimentamos, demos boas gargalhadas, convivendo juntos pelas Praias de Cabo Frio , Arraial do Cabo e na Pousada Laguna localizada na Praia do Foguete em Cabo Frio, que recebeu pela terceira vez consecutiva, nossas famílias com todo o carinho.

As amizades e as ondas não tem preços…Foto: Luciano Mendonça

Chegamos na quinta-feira a tarde e como em frente a pousada o forte vento maral estragava a formação das ondas, decidimos fazer um check-in na Praia Grande em Arraial do Cabo. Com as medidas restritivas para a entrada na cidade explicamos para as autoridades sanitárias sobre a necessidade de entrarmos na cidade para a realização da matéria onde de pronto fomos atendidos.

Antonio Carvalho talento da “novíssima geração” botando pra dentro desta fechadeira na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Ficamos ciente que precisaríamos de parceiros de Arraial do Cabo, foi então que procuramos o Junior e a Carol da Guerriere Tour que presta serviços de passeios de barcos, passeios de lanchas, passeios de quadriciclos, passeios de bugres e passeios de mergulhos que gentilmente forneceu os Qr-codes que nos possibilitou retornarmos na manhã de sexta-feira. Acordamos cedo juntos com o nascer do sol na Praia do Foguete e após um delicioso café da manhã decidimos partimos para Arraial do Cabo.

Nascer do sol na Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

As ondas estavam com um metro com as maiores das séries chegando aos um metro e meio, porém a maioria fechadeiras que proporcionavam um drop e poucas manobras ou um tubo sem saída.

As fechadeiras pareciam perfeitas. Foto: Luciano Mendonça

“Amigos de uma vida. Vida e momentos inesquecíveis compartilhada com amigos. Esse é o Alma de Amigos. Um encontro feliz, dos amigos de uma vida e suas famílias desfrutando do privilégio que foi surfar nas águas translúcidas de um fim de semana abençoado no Foguete. Lembranças das surf trips regadas a SPY X SPY, Hoddoogurus, uma surf music eterna e inspiradora. A nova geração presente e a semente de uma nova leva de Almaníacos sendo plantada e regada. Para que, também, possa florescer no caráter e espírito da nova geração, o exemplo de união e amizade duradoura que permeia nossos corações” declarou: Luiz Claudio Amaral

Marco Turuna em ação numa intermediaria na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Christiano Kill em ação numa intermediaria na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Luciano Vaca em ação numa intermediaria na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Marcio Amaral em ação numa intermediaria na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Uma situação tensa e inusitada ocorreu quando,  Christiano Kill levou o Bernardo filho do Luciano Vaca para descer umas ondas onde ambos foram pegos pelas fortes correntezas e arrastados para o fundo.

Bernardo Calazans em ação numa intermediaria na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Kill sentido uma situação critica colocou Bernardo em uma onda e após muitas braçadas também conseguiu sair do mar. Na areia ficamos todos tensos mas, Graças a Deus todos ficaram bem e viram Bernardo surfar praticamente sozinho até o inside onde foi resgatado com sucesso.

Bernardo Calazans em ação numa intermediaria na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Antonio Carvalho talento da “novíssima geração” com faro apurado pelos tubos na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Christiano Kill em ação numa intermediaria na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

No fim de tarde fomos tentar a sorte na Praia do Forte que também não ofereciam um surf de qualidade. Mesmo em condições irregulares foi um dia super divertido.

Tomar conta dos filhos dos Amigos enquanto pegam ondas, não tem preço. Foto: Luciano Mendonça

Luiz Claudio Amaral em ação nas merrecas da Praia do Forte. Foto: Luciano Mendonça

Marcio Amaral em ação nas merrecas da Praia do Forte. Foto: Luciano Mendonça

A noite foi a vez de nos deliciarmos com a Tradicional Zé da Picanha, localizada na Travessa Nações Unidas, Centro, Cabo Frio em frente ao Canal onde os barcos ficam atracados, o prato não demora nem 10 minutos para chegar nas mesas, não se tem tempo de espera. Outra coisa, venha com fome pois a porção é muita justa e generosa. Nos fartamos de picanhas acompanhados de batatas fritas, farofas, molhos a campanha e as únicas guarnições que sobraram foram as de arroz.

Tradicional jantar de sexta-feira no Zé da Picanha. Foto: Luciano Mendonça

No sábado mas uma vez acordamos cedo e após um delicioso café da manhã na Pousada, partimos para Arraial, já com os Qr-codes em nossos celulares, que mais uma vez foi possível nosso retorno com o auxilio do Junior e da Carol da Guerriere Tour e do Professor Matheus Andrade da Escola de Surf Cabista.

Surfistas Amigos, unidos jamais serão vencidos. Foto: Luciano Mendonça

Surfistas Amigos, unidos jamais serão vencidos. Foto: Luciano Mendonça

Marcelo Rosalém em ação numa intermediaria na Praia Grande. Foto: Luciano Mendonça

Pai e Filho, Claudio e Caio unidos pela mesma paixão, pelas ondas. Foto: Luciano Mendonça

As ondas da Praia Grande estavam menores porém fechando muito mas a galera, acharam algumas abrindo que proporcionaram boas performances. Com as ondas irregulares decidimos retornar para a Pousada e após um almoço delicioso fomos tentar mais uma vez a sorte na Praia do Forte em Cabo Frio, porém as condições eram as mesmas do dia anterior.

Luciano Vaca em ação nas merrecas da Praia do Forte. Foto: Luciano Mendonça

Luiz Claudio Amaral em ação nas merrecas da Praia do Forte. Foto: Luciano Mendonça

Claudio Andrade amarradão nas merrecas da Praia do Forte. Foto: Luciano Mendonça

Marcelo Rosalém em ação nas merrecas da Praia do Forte. Foto: Luciano Mendonça

A noite foi a vez da nossa tradicional confraternização com em principio esteve em um impasse entre uma churrascada na praia ou um delicioso rodízio de pizzas do Terraços Pizzas, sugestão trazida pela Almaniaca, Simone Lucas que enviou em curto espaço um rodízio de pizzas de vários sabores com as salgadas e doces vencendo a disputa. A noite além das pizzas foi regada com muitos refrigerantes e cervejas de diversas marcas e muitas historias hilárias onde as gargalhadas eram constantes.

Tradicional confraternização de sábado. Foto: Luciano Mendonça

Tradicional confraternização de sábado. Foto: Luciano Mendonça

Tradicional confraternização de sábado. Foto: Luciano Mendonça

Tradicional confraternização de sábado. Foto: Luciano Mendonça

Tradicional confraternização de sábado. Foto: Luciano Mendonça

Esposas presentes na tradicional confraternização de sábado. Foto: Luciano Mendonça

Diferente dos anos anteriores onde acordávamos tomávamos café da manhã arrumávamos as malas e colocávamos o pé na estrada. Este ano foi diferente com uma manhã de ondas pequenas acompanhados de nossas crianças pegamos umas merrecas em frente a pousada colocando nas ondas as novíssimas gerações nas ondas.

Heitor Amaral em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Marcelo Nardelli em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Caio Andrade em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Heitor Amaral em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Marco Turuna em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Bernardo Calazans em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Marcelo Rosalém em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Marcio Amaral em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Edson Andrade  em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Antonio Carvalho

Edson Andrade em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Antonio Carvalho

Edson Andrade saindo cheio de cambraias na Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

Helio Gugui em ação nas merrecas da Praia do Foguete. Foto: Luciano Mendonça

O futuro do evento está garantido com essa turminha. Foto: Luciano Mendonça

“O evento é um local único, para boa resenha, boas risadas e surf entre amigos…. O ALMA DE AMIGOS, é acima de tudo, uma escolha para estar entre amigos… Não importa o local, mas sim a presença…. Já são quase uma década de eventos, e o melhor é que daqui a 5 anos já teremos uma nova geração tomando conta e dominando o Alma de Amigos… só precisamos manter a tradição e formarmos os novos surfistas, pois os nossos os filhos estão cada vez mais entrosados e entendendo o espírito do encontro”. Comentou, Marcelo Rosalém

Faltaram ondas de qualidade mas não faltaram atitudes gentis, solidariedades entre amigos, muitas gargalhadas, comidas de qualidade e muita animação por parte de todos. Esperamos todos os que estiveram presentes e os que não compareceram a estar conosco para a nona edição em 2022.

Agradecimentos especiais: Pousada Laguna e toda a sua equipe, Restaurante do Zé da Picanha e toda a sua equipe, Terraços Pizzas, Junior e Carol da Guerriere Tour e Matheus Andrade da Escola de Surf Cabista.

Reportagen: Edson “Adrena” Andrade

Edição: Textos e Imagens: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72