18º Desafio DP World Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana – Será neste Sábado em Santos.

Publicado por AdrenaNews 0

O nome Desafio será mais do que validado neste sábado na 18ª edição da Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, sobretudo devido às condições do mar.

Atletas em ação. Foto: Fabio Placido

A tradicional prova terá largada no estilo Le Mans na areia da Praia da Aparecida, em Santos, reunindo 40 equipes, que completarão 75 km de remadas. A prova terá transmissão ao vivo para quem quiser acompanhar todo o desafio, pelo YouTubeyoutu.be/PgeInDQXso8 e pelo Instagram @voltailhasantoamaro.

Atletas em ação. Foto: Ivan Storti

O idealizador e organizador do evento, Fábio Paiva, é enfático sobre as condições: “Teremos a disputa mais difícil de todas”. A previsão indica mar agitado, vento e chuva, tornando o 18º Desafio DP World Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana ainda mais seletivo, por ser um percurso que exige muita estratégia, sobretudo nos revezamentos dos atletas. “Considero a disputa mais difícil que exige no Brasil, porque é dinâmica com revezamento somente de três em três atletas. Faz com que cada competidor reme por volta de 54 km em ritmo muito forte, além de ter o desgaste dessas movimentações”, diz Paiva.

Atletas em ação. Foto: Fabio Placido

“As condições meteorológicas evidenciarão ainda mais as dificuldades. Cada equipe deve vir preparada para qualquer situação”, reforça o organizador, lembrando que a prova conta com trechos de mar, com costeiras, rio (Canal de Bertioga) com baixios e o Porto de Santos, na parte final.

Mas apesar das adversidades que o evento possa ter, ele acredita num novo grande sucesso. “Santos é a única cidade que tem o Dia da Canoa Havaiana, aprovado pela Câmara Municipal há quatro anos. Faz parte do calendário oficial da Cidade sempre no dia do evento. Tenho certeza de que teremos uma prova muito bom, com grandes equipes e o pessoal muito motivado a superar mais esse desafio”, acrescenta o idealizador da Volta à Ilha de Santo Amaro.

Atletas em ação. Foto: Fabio Placido

BAIANOS NA 60+: Entre os participantes, quatro equipes de Salvador, Bahia, com Clube Nativos Va’a, que terá a primeira equipe 60+ na prova. “Vamos com duas equipes mistas open, uma 50+ e uma 60+. Estamos falando de 36 atletas. Contratamos quatro lanchas e deixamos uma de reserva, mais quatro delegados para fazer planilhas de trocas e quatro apoios. Sair de Salvador para Santos exige muito planejamento”, conta o capitão da equipe, Fábio Antonio Mota, ressaltando que na equipe 60+ os dois mais velhos têm 65 anos, Ricardo e Itaquicé.

SAMU COMPLETA: Já na categoria masculina open, a principal do evento, a equipe Samu Team Brazil competirá com força máxima, para buscar o inédito heptacampeonato. O time tem o atual recorde do percurso, com 5 horas 48 minutos e 9 segundos. “Estamos na torcida para as condições serem favoráveis, mesmo sabendo que até agora teremos mar e vento forte lateral. Buscamos uma remada eficiente com boas disputas na água”, afirma o capitão da equipe Sérgio Prieto, que compete na prova desde a edição inicial.

Assim como ele, outros atletas têm muita vivência nesse desafio, como Rafael Leão, Dave Macknight e Alan Reynol. Também estarão na disputa Rafael Santa Creu, Robert Almeida, Wagner Percoraro, Lucas Paulino e Murilo Pinheiro. “Vamos entrar concentrados e dispostos a fazer uma boa competição. Mesmo sabendo das condições adversas, o objetivo é tentar a vitória e, se possível, a quebra do recorde”, fala Serginho.

O 18º Desafio DP World Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana tem o patrocínio de DP World Santos, através do Promifae/Semes, e copatrocínio da Opium Caiaques e Canoas. Apoios: Panificadora Rainha da Barra, Baraçaí, Secretaria Municipal de Esportes de Santos/Prefeitura de Santos, TV Tribuna, Comfort Hotel e FMA Notícias. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Associação Brasileira de Canoa Havaiana (Abracha).

Reportagem: Fabio Maradei – FMA

Edição: Edson “Adrena” Andrade

Tenha lindas artes exclusivas
mag72